Bispo Macedo
Blog do Bispo Macedo
8 de março de 2017
Exibir tudo

Muitas pessoas querem conhecer as Sagradas Escrituras apenas lendo durante alguns poucos minutos do dia, porém para conhecer a Bíblia é preciso muito mais do que isso.

Há também quem ache que é muito difícil entender a palavra de Deus, pois muito tempo se passou desde que ela foi escrita e em uma cultura completamente diferente da vivida atualmente.

Para entender todos os livros da Bíblia e por que ela foi escrita dessa forma, é preciso recorrer ao seu conteúdo nas línguas originais em que foi escrita. Para que você conheça sua Bíblia e entenda o que ela tem para você, nós te daremos algumas dicas!

Métodos de como ler a Bíblia

O primeiro passo é planejar o estudo. Para isso, quem pretende ler todo o livro deve reservar não só um tempo, como também um lugar para isso.

Uma boa dica é desenvolver um plano. Recorrendo a um calendário, esse planejamento será facilitado, pois nele será possível atribuir quais são as partes que serão lidas dia após dia. Com esse plano, certamente ficará mais fácil atingir a meta de conhecer a palavra de Deus.

Aqueles que almejam apreciar as Sagradas Escrituras em um ano, precisarão ter todos os dias de 15 a 30 minutos para lerem três capítulos, entretanto, aos domingos esse número sobe para cinco.

conheça sua bíblia

Porém, quem quer conhecer a Bíblia de capa a capa em apenas três meses, deverá ter disponível uma hora por dia, pois será preciso ler ao todo 12 capítulos por dia.

Para que se conheça sua Bíblia de maneira eficaz, é importante obter um exemplar que seja de estudo. O melhor é evitar aquelas com traduções muito antigas ou que foram traduzidas do latim, até porque, a Bíblia originalmente foi escrita em grego e hebraico.

As mais indicadas para quem está criando o hábito de ler as Sagradas Escrituras é optar por boas traduções como a Almeida Corrigida Fiel, Almeida Revista e Atualizada ou a Nova Versão Internacional.

Como estudar a Bíblia

Quem quer saber como estudar a Bíblia deve entender que o ideal é ter uma atitude de oração, pois isso irá contribuir para a compressão do livro da lei.

Como é o alimento espiritual do cristão, o leitor deve ter o desejo ardente de aprender e pôr em prática as lições que estão descritas em todos os capítulos e versículos. Agindo assim, a palavra de Deus se tornará viva e eficaz!

A oração é fundamental, pois essa é a maneira como o cristão fala com Deus, por meio da prece, é possível expor todos os sentimentos, desejos e pedidos e mais do que isso, pois Deus sabe até aquilo que não pedimos.

E com a leitura da Bíblia fica fácil entender quais são as respostas de Deus para os mais variados anseios que os seus filhos tem.

Entenda a Bíblia

É fundamental entender esse livro de maneira literal, não é indicado acreditar que uma passagem é uma parábola se isso não for uma informação verdadeira e, não interprete esse livro de maneira particular, pois em II Pedro 1.20 e 21 está escrito “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

De fato, o Novo Testamento complementa o Velho, contudo, quem está começando deve primeiramente se dedicar ao Novo Testamento, pois só assim o Velho Testamento fará sentido.